Ataque Casfrei e Cânions do Rio Taquari
- Kelvin Lago
- 11 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
A ideia inicial era realizar um ataque ao Cume do Morro que nomeia a Serra da Farinha Seca. Como já fazia algum tempo que ninguém chegava neste cume já esperávamos que a trilha estivesse um pouco fechada.
Nesta empreitada fomos eu, Kelvin Lago e o amigo Paulo Taqueda.
Iniciamos cedinho para aproveitar bem o dia, pois seria um ataque longo. O dia estava seco, mas a trilha estava um pouco molhada. Rapidamente chegamos na bifurcação que segue à esquerda ao Morro Mãe Catira e Morro Sete e a direita, Pequeno Polegar, Casfrei, Esporão do Vita, Tapapui, Morro Farinha Seca e adiante toda a Serra da Farinha Seca.
Após a bifurcação a trilha desce até um pequeno vale e logo em seguida inicia a subida por toda a crista do Morro Pequeno Polegar. O dia estava agradável e em pouco tempo já estávamos no minúsculo cume do Pequeno Polegar.
Depois de uma pausa para descanso, descemos o vale sentido Morro Casfrei. Este vale estava um pouco confuso, pois poucas pessoas seguem daí em diante. Em pouco tempo estávamos alcançando o Cume do Casfrei. Seu cume é em praticamente sua totalidade fechado com arbustos e árvores. Mas tem uma vista muito bonita para Antonina e sua baia.
Descemos sentido Farinha Seca, mas quando chegamos no vale tinham várias árvores caídas, trilha bem fechada e muita quissassa. Com o vale um pouco confuso e sem trilha, fomos subindo meio que no rumo, quando encontramos a trilha fomos seguindo por ela. Mas ao invés de chegar no Farinha Seca, pegamos a trilha que vai até o Rio Taquari e seus Cânions.
Procuramos a continuidade da trilha nos dois lados do rio, mas sem sucesso. Subimos um pouco o rio tentando seguir, mas seus Cânions não facilitavam muito a vida.
Decidimos então voltar, sem ter alcançado o cume do Farinha Seca, mas felizes por ter conhecido mais um canto da misteriosa Serra da Farinha Seca. E fechando a trip, ainda pegamos um belo pôr do sol nos campos do Mãe Catira.
Valeu Taqueda pela parceria em mais essa trip!
26/05/2016
Comments